quinta-feira, setembro 16

Dilma chega aos 51% no Datafolha

Dilma Rousseff para presidente


Ontem o Datafolha divulgou pesquisa de opinião encomendada pelo jornal Folha de São Paulo e pela TV Globo. Dilma chegou aos 51% de intenções de voto, contra 27% de José Serra e 11% de Marina Silva.




A companheira Dilma continua crescendo (na última pesquisa Datafolha ela tinha 50%), o que demonstra que até agora as tentativas de desmoralização de sua candidatura não estão dando certo.



Primeiro, confiaram que o presidente Lula não conseguiria transferir seus votos para Dilma. Em seguida, acreditaram que a candidata do PV dividiria os votos com Dilma, enfraquecendo sua campanha. Depois professaram a certeza na incompetência de Dilma. Bastaria, segundo eles, que ela começasse a falar e participasse de debates, que logo ficaria claro para o eleitor que era melhor procurar alternativas. Tentaram expor seu passado de luta contra a ditadura de forma negativa, sem perceber que as gerações atuais, ao contrário, querem saber o que houve naquela época com simpatia pelos que combateram de armas na mão.



Como nada disso funcionou, partiram para a batalha de dossiês. As últimas pesquisas, incluindo essa do Datafolha, nos mostram que o povo não engoliu mais essa tática da direita.



Então já ganhamos? É claro que não. Intenção é uma coisa, voto é outra. Mas de qualquer maneira, demos passos importantes em direção à vitória. Desde que mantenhamos a guarda e continuemos a trabalhar diariamente.



Muito se fala hoje sobre a tal “bala de prata”, destinada a virar as eleições em cima da hora com alguma acusação ou escândalo revelado nos últimos dias, quando não daria mais tempo de Dilma se dirigir ao eleitorado para as devidas explicações. Lembram-se da edição que a Rede Globo fez do debate Lula x Collor em 1989?



Hoje está difícil acontecer algo do gênero. Houve um amadurecimento político dos brasileiros nos últimos anos, e percebemos isso no dia a dia do processo eleitoral. A primeira pergunta que nos fazem quando estendemos o material de propaganda, é se estamos com a Dilma. Nos bairros do Rio de Janeiro e de Niterói, a mesma coisa. No interior do Estado do Rio, também. Já disse antes, e volto a dizer: Dilma herdou os votos de Lula e está ganhando os seus.



A grande imprensa é contra o projeto popular, e faz de tudo para nos combater. Mas a grande imprensa também é governista. E sabe que Dilma caminha a passos largos para vencer as eleições de 03 de outubro e tornar-se a primeira mulher presidente do Brasil. Primeira mulher, e primeira resistente. Uma das inúmeras mulheres que arriscaram suas vidas para combater a ditadura. Uma das mulheres combatentes como tantas Marias e Juanas e Veras que pegaram em armas e ajudaram a derrotar o autoritarismo.



Com trabalho, seriedade e competência, não haverá “bala de prata” que nos derrote.



Companheira Dilma Rousseff para presidente.



Carlos Eugênio Clemente – 4019

Combatente da Guerra e da Paz

Nenhum comentário:

Arquivo do blog