terça-feira, agosto 24

1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas

Foto: Wilson Monteiro
Democratizar a informação e as comunicações é uma das tarefas dos progressistas, democratas e socialistas no Brasil. Faz parte do que chamamos aprofundamento e radicalização da democracia.


Por isso, quero saudar o Primeiro Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Trezentos blogueiros reuniram-se em São Paulo durante um fim-de-semana para debater e, segundo um de seus organizadores e incentivadores, Rodrigo Vianna, “... aproximar os blogueiros de todo país, para fortalecer essa rede virtual e horizontal que já se criou no Brasil”. A Carta Final do Encontro defende a liberdade de expressão, especialmente na internet, democratização da comunicação e a universalização da banda larga no Brasil.

Os organizadores do evento já lançam a perspectiva de outro encontro em maio de 2011, dessa vez tentando reunir cerca de mil participantes, além de uma proposta de outro reunindo blogueiros da América do Sul.

A importância dos blogs progressistas é fundamental. Temos tendência de reconhecê-la apenas quando se trata de denunciar as manipulações da grande imprensa, mas é no simples exercício cotidiano dessa atividade que se encontra a sua maior força. A atitude de tomar em mãos, sem delegar a outrem, as atividades de informar, analisar, opinar, tirar conclusões e difundir suas idéias, é a maior contribuição dos blogueiros progressistas.

Essa rede virtual, horizontal e progressista tem muito a contribuir e já vem desempenhando seu papel na construção de uma ampla rede democrática em nosso país.



Carlos Eugênio Clemente – 4019

Combatente da Guerra e da Paz

3 comentários:

Dea Conti disse...

Muito importante esse encontro e também o apoio que você, Carlos Eugênio Clemente, está dando ao acontecimento. Abaixo toda discriminaçāo e tentativas de censura aos blogs, cuja característica fundamental deve ser a liberdade de expressāo. Liberdade, essa, que permanentemente tem sido ameaçada, como no atual caso de ataque ao blog NÁUFRAGO DA UTOPIA, do jornalista Celso Lungaretti.

andrei almeida disse...

caro carlos eugênio,
sobre esse assunto, eu como blogueiro "aposentado" acho que um importante compromisso de sua candidatura poderá ser lutar na câmara federal contra a Lei Azeredo (aquele senador tucano de MG que iniciou o mensalão) cujo teor instaura a vigilância na rede, patrulhamento e perseguicão aos usuários, com clara violacão da privacidade das pessoas e do direito de liberdade de expressão.
Essa é uma lei importada do governo facista de Sarkozy na Franca, e que deve ser retirada da Câmara onde se encontra desde 2008.
essa é a pauta mais urgente do movimento de democratizacão da rede, em minha opinião.

forca na candidatura aí no Rio,torco por você!

Andrei.

Carlos Eugênio Clemente 4019 disse...

Estou de acordo, Andrei, e será uma tarefa do meu mandato lutar contra esse projeto do Azeredo contra a liberdade de expressão na rede.

Um abração,

Carlos Eugênio Clemente - 4019
Combatente da Guerra e da Paz

Arquivo do blog